![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBr-RfxPq_MRnIY-IIUJDQIzOpuwOWtwGPClbLnT2aCfHT3aQTIZjEEWQM86WVwy_hPQdTvgfSi9bIucsAMe9OTeBLm5rXaIJEExTRgu11Zibbb0-VwHbSiM8JAjwVllc5d64NCmJtZuQ/s320/full-1-fae80380e4.jpg)
(Conforme figura ao lado)
1- É adicionado o caldo nutritivo em um frasco de vidro que em seguida é fervido, o frasco permite a entrada de ar mas que devido a sua curva no bocal impede a entrada de microrganismos.
2- Após o fervimento o caldo ficou em repouso até resfriar, ainda dentro do frasco o caldo foi analisado e constatado que não houve contaminação, o líquido permaneceu estéril.
3- Foi realisado novamente a fervura no mesmo recipiente contendo a mesma substância do teste anterior.
4- Porém desta vez, é quebrado o gargalo que anteriormente impossibilitava a entrada de microrganismos.
5- Agora sem a curva na entrada do frasco, os microrganismos foram capazes de entrar no frasco, ocasioando o crescimento microbiano e consequente contaminação do caldo.
Conclusão: Os microrganismos não surgem a partir de uma substância nutritiva, ele está presente em todos os lugares, porém se fervermos e pasteurizarmos uma substância, em seguida impedir o acesso deles no recipiente ou substância, o conteúdo permanecerá estéril, tanto é que o experimento original de Pasteur, ainda hoje está em exposição
Fonte da Imagem: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/full-1-fae80380e4.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário