segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Breve História da Microbiologia

As primeiras observações

-Robert Hooke observou que amostras de cortiça eram compostas de "pequenas caixas", vindo assim a introduzir o conceito de célula em 1665.

-A partir dessa observação de Hooke, foi criada a idéia da teoria celular, que dizia que todas as coisas vivas são compostas por células.

-Antoni van Leeuwenhoek, foi o primeiro a observar os microrganismos em 1673, utilizando de um microscopio muito simples de criação própria.

Teorias criadas a partir da idéia da Geração Espontânea (Abiogênese):

-Até metade de 1880, muitas pessoas acreditavam na geração espontânea, a ideia de que os organismos vivos poderiam surgir a partir da matéria não-viva, ou seja, um rato poderia nascer a partir de roupas velhas, moscas nasciam de dejetos fecais;

-Francesco Redi, demonstrou que larvas de insetos surgiam na carne em decomposição somente quando moscas depositavam seus ovos sobre a carne, ou seja, moscas não nasciam da carne (1668);

-John Needham declarou que os microrganismos poderiam aparecer espontaneamente em caldos nutritivos fervidos, pois logo ao ferver caldos que continham nutrientes capazes de propiciar o crescimento e desenvolvimento de microrganismos, esse caldo estragava, John achava que isso ocorria devido ao fervimento, mas na realidade os nutrientes do caldo serviam de combustível para os organismos presentes no ar se desenvolverem rapidamente nesse caldo (1745);

-Lazzaro Spallanzani repetiu os experimentos de Needham e sugeriu que os resultados de Needham eram devido aos microrganismos presentes no ar, que entravam em contato com o meio nutriente, vindo a contaminar o caldo nutritivo (1765);

-Rudolf Virchow introduziu o conceito da biogênese, que defendia a idéia de que células vivas somente podem surgir a partir de células preexistentes (1858);

-Louis Pasteur demonstrou que os microrganismos estão presentes no ar e em todos os lugares e ofereceu provas para a teoria da biogênese (1861);

- As descobertas de Pasteur levaram ao desenvolvimento de técnicas de assepsia, utilizadas em laboratórios e nos procedimentos médicos para prevenir a contaminalçao pelos microrganismos não desejados.


A idade de Ouro da Microbiologia!

Os rápidos avanços na ciência da microbiologia foram obtidos entre 1857 e 1914.

Pasteurização e Fermentação:
Pasteur descobriu que as leveduras fermentavam o açúcar transformando-o em álcool e que as bactérias podem oxidar o álcool a ácido acético (vinagre). Um processo de aquecimento, denominado pasteurização (Pasteur), é utilizado para matar bactérias em algumas bebidas alcoólicas e no leite.

Teoria do Germe da Doença:
Agostino Bassi (1835) e Pasteur (1865) mostraram uma forte relação entre os microrganismos e as doenças, ou seja, microrganismos poderiam vir a ser causadores de doenças.

-Joseph Lister introduziu o uso de um desinfetante para a limpeza das roupas cirúrgicas, a fim de controlar as infecções nos pacientes, teve grande eficiência, cairam em grande escala as taxas de contaminação cirúrgica da época (1860)

-Robert Koch provou que os microrganismos causam doenças. Ele utilizou uma série de procedimentos, chamados de postulados de Koch (1876), que são utilizados até hoje para provar que um determinado organismo causa um determinado tipo de doença, esse postulado baseia-se em retirar um microrganismo de um ser-vivo infectado e doente, e inseri-lo em um ser-vivo sadio, a fim de constatar que tal doença foi exclusivamente causada devido a injeção do microrganismo contagioso no ser-vivo.

Depois dessa série de novidades, onde pessoas jamais pensariam que haviam outros habitantes no mundo, muito mais numerosos e muito mais pequenos, capazes de inúmeras coisas, desde causar doenças até uma fermentação, sendo capaz de realizar processos químicos e vir a ser útil para diversas funcões para a humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário