sexta-feira, 25 de maio de 2012

Importância das pequenas indústrias na Europa

Olá amigos, tive hoje, uma palestra muito interessante com o professor da universidade de Parma da Itália,
ele citou a importância que os pequenos produtores tem, se considerando o movimento e produtividade alimentícia na Europa.

Cerca de 99% dos produtores, são pequenos produtores e apenas 1% são consideradas grandes empresas.
Esses pequenos produtores movimentam quase todo o continente, no Brasil os pequenos vendem para os grandes, e lá os pequenos plantam, colhem e produzem seus próprios alimentos.

A lei é muito muito rigida, quando trata-se de carnes e saúde dos alimentos, o que custeia a produção dos produtos, fato que atinge diretamente nos preços dos alimentos no mercado, pois para assegurar todos os tipos de selos de qualidade e adquirir a liberação do produto para distribuição eles precisam investir em equipamentos, maquinários, mão-de-obra, então o alimento chega no mercado com alto preço.
 Isso não seria alarmante se esses produtos fossem os únicos no mercado, mas o que é problemático para eles, é que os produtos que vem da china, todos processados sob menor pressão governamental e inspecionista, acabam chegando ao mercado europeu com preço inferior, fato que prejudica o comércio europeu local.

Pessoas de baixa renda optam por produtos chineses, e os que tem maior poder aquisitivo acabam consumindo produtos de qualidade alta e custo alto (produtos que tem fama), ou seja, daquele 1% que são considerados grandes empresas.

Sendo assim, isso afeta diretamente os pequenos produtores, que precisam produzir, vender e ao mesmo tempo com um custo alto e muita cobrança da inspeção, e acabam perdendo mercado para os produtos chineses que estão no comércio.

E é basicamente sobre isso que se trata-va a palestra, o professor está estudando como implantar métodos diferentes, buscar novas maneiras de baratear a produção de alimentos europeus e fazer com que isso favoreça principalmente os pequenos produtores, ou seja, um professor e um assistente viajando país a fora, em busca de uma solução para seu país, ato muito interessante que com toda certeza vai afetar de alguma forma a agroindústria de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário