quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que é uma bactéria?

O termo bactéria vem do grego (bakteria = bastão), que vem a ser microrganismos unicelulares que não tem núcleo nem compartimento membranoso no citoplasma, eles pertencem ao reino monera e podem ser encontrados isolados ou em colônia.
As bactérias foram observadas pela primeira vez por Antoine van Leeuwenhoek no final do século XVI, mas elas só foram ganhando espaço e interesse dos cientístas no final do século XIX.

Formas físicas das bactérias:
- Cocos
- Bacilos
- Vibriões
- Espirilos

Os cocos podem vir a se agrupar, sendo classificados como:
- Diplococo: Quando temos dois cocos.
- Estreptococos: Quando os cocos ficam enfileirados.
- Estafilococo: Quando os cocos ficam na forma de um cacho.

As bactérias tem a capacidade de se mover, e para isso utilizam do flagelo (cilios que se movimentam), elas também podem possuir fímbrias, que são menores, mais curtas e mais numerosas que os flagelos, as fímbrias só podem ser visualizadas com utilização de microscópio eletrônico, podem ser encontradas tanto em bactérias móveis, como naquelas que não possuem movimento.

A bactéria é envolvida por uma cápsula externa, que é formada de polissacarídeos, essa cápsula tem função protetora e de fagocitose (alimentação).

Classificação do metabolismo das bactérias:


- Autotróficas: Essas transformam substâncias inorgânicas em substâncias orgânicas, as quais utilizam como alimento.

- Fotoheterotróficas: Usam luz como fonte de energia e compostos orgânicos (álcool, carboidratos, ácidos orgânicos, etc.) como fonte de carbono. São as bactérias verdes não sulfurosas (exemplo: Chloroflexus) e as bactérias púrpuras não sulfurosas (exemplo: Rhodopseudomonas).

- Saprofágicas: Obtêm alimento a partir de matéria orgânica sem vida, como cadáveres ou porções descartadas por outros seres vivos.

- Parasitas: São as que obtêm alimento a partir de tecidos corporais de seres vivos, em geral causando doenças.

- Sulfobactérias: Realizam um tipo de fotossíntese em que a substância doadora de hidrogênio não é a água, mas compostos de enxofre, principalmente o gás sulfídrico (H2S). Por isso essas bactérias produzem enxofre elementar (S) como subproduto da fotossíntese, e não gás oxigênio, como na fotossíntese que utiliza H2O.
  
- Cianobactérias: As cianobactérias são fotolitoautotróficas e aparentemente foram as pioneiras no uso da água como elétrons. Diferem das proclorófitas por apresentar apenas clorofila a, além de ficobilinas azul e vermelha. Esse pigmentos são responsáveis pelas diversas colorações, muitas vezes brilhantes, que essas bactérias apresentam.
  
- Fotoautotróficas: Bactérias fotoautotróficas são capazes de produzir elas mesmas as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, tendo como ás carbônico e como luz.

- Quimioautotróficas: Produzem seu alimento através de energia química, utilizam da oxidação de matéria inorgânica a partir de gás carbônico (CO2) e de átomos de hidrogênio (H), as substâncias orgânicas produzidas são utilizadas como matéria-prima para a formação dos componentes celulares ou degradadas para liberar energia para o metabolismo.


Classificação de Gram


     A distinção entre os dois maiores grupos de bactérias é feita com base em uma técnica de coloração desenvolvida pelo microbiologista dinamarquês Hans Christian Gram.
     Quando a parede tem uma camada espessa de peptidoglicanos, as células se tingem de cor púrpura ou azul quando fixadas com violeta-cristal (uma preparação conhecida como técnica de Gram), e denominam-se bactérias Gram-positivas.
     Também temos as bactétias Gram-negativas, que quando realizada a técnica de Gram tingem-se de vermelho, por conterem uma camada de lipídios no exterior da parede celular, então sua parede celular é composta por uma camada de peptidoglicanos e lipídios que ficam mais externos, por isso na hora da coloração há uma diferenciação na coloração, pois durante o processo de coloração o lipídio dissolve e solta a cor do cristal violeta, dando-lhe apenas a coloração vermelha.


     Muitos antibióticos, incluindo a penicilina e seus derivados, atacam especificamente a parede celular das bactérias Gram-positivas, inibindo as enzimastranspeptidase e carboxipeptidase, responsáveis pela síntese dos peptidoglicanos.
     Na parede celular da bactéria Gram-negativa, possuimos duas camadas de peptidoglicano, que representa cerca de 10% da parede, já nas bactérias Gram-positivas, possuimos apenas uma camada de peptidoglicano, mas que representa cerca de 90% da parede celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário