quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que são Fungos?

     Os fungos constituem um reino bastante heterogéneo e difícil de classificar, com mais de 250.000 espécies descritas, entre leveduras, bolores, ferrugens e cogumelos, no entanto, eles possuem algumas características em comum que os distinguem dos outros seres vivos. A maioria dos fungos é microscópica e não é comestível.

     São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.

     Em geral, eles apresentam filamentos, as chamadas hifas, com paredes rijas, ricas em quitina, têm características heterotróficas, isto é, não possuem clorofila e, portanto, necessitam de material orgânico para viver, sendo sua nutrição feita por absorção de nutrientes graças à presença de enzimas que são por eles produzidas e que degradam produtos como, por exemplo, celulose e amido.

     O que pode ser mais frequentemente encontrado em nosso dia-a-dia, é a chamada levedura, ou Saccharomyces cerevisiae. O Reino Fungi é formado por organismos heterotróficos e eucarióticos. São, na maioria das vezes multicelulares (como os cogumelos e os bolores), mas também podem ser unicelulares, como no caso da levedura.

     Os fungos pluricelulares possuem constituições anatômicas diferentes de todos os demais seres vivos. Seu corpo é dividido entre o micélio e o corpo de frutificação, que é o responsável pela reprodução dos mesmos, que se dá a partir dos esporos, que são células reprodutoras. Já o micélio é constituído por uma trama de filamentos, chamados de hifas.

    Na constituição dos fungos, o micélio é a parte que fica dentro dos alimentos. Assim, se um fungo encontra-se em um pão, ou uma fruta, o micélio seria a parte que não conseguimos ver, e que fica introduzida no alimento, e é ela que consegue as substâncias do alimento que servirão de alimento ao fungo, pelo fato de serem criaturas heterótrofas.

Utilização dos fungos:

     Os fungos são muito utiliuzados industrialmente como o Penicillium utilizado na fabricação da penicilina e o Aspergillius niger na fabricação da progesterona e ácido cítrico, na obtenção de exopolissacarídeos com potencial terapêutico, como integradores e aromatizadores de alimentos como sopas e cremes, na maturação de queijos do tipo roque fort e camembert, e na fabricação do saque vinho de arroz pelo fungo Aspergillus orysae.
     E quando cultivados em meio sólido formam corpos frutíferos de grande valor gastronômico. Os fungos támbem são causadores de muitas doenças como,micoses na pele ou nas unhas, rinites, bronquites, asma e nas plantações de café, milho e feijão causam a ferrugem que é uma praga que pode destruir plantações.

Reprodução dos fungos:

    A reprodução dos fungos se dá na maioria das vezes através da fragmentação, que acontece quando pedaços do micélio de um fungo separam-se, dando origem a novos micélios. Também pode ocorrer o brotamento, quando as células da matriz formam brotos que conforme vão crescendo vão se separando dos genitores. Em seres como os cogumelos, pode ocorrer também a reprodução sexuada, quando se encontram micélios de diferentes sexos.

Como se alimentam os cogumelos?

      Os cogumelos, ao contrário das plantas, não têm clorofila e não são capazes de fixar o carbono atmosférico (CO2) para produzir hidratos de carbono (os chamados açúcares) usando a luz solar como fonte de energia. Tal como os restantes fungos, os cogumelos alimentam-se por absorção.

Quais são as características principais dos fungos?

- Eucariontes;
- Heterotróficos;
- Alimentam-se por absorção;
- Multicelulares ou unicelulares;
- Estrutura tipicamente filamentosa;
- Unidade estrutural: a hifa;
- Constituinte principal da parede celular: a quitina;
- Principal composto de armazenamento: o glicogénio;
- Reprodução assexuada ou sexuada;
- Saprófitas, parasitas ou simbióticos.

Onde crescem os cogumelos?

     Os cogumelos surgem um pouco por toda a parte, como nas florestas, prados e jardins de cidades. Podem crescer em muitos substratos diferentes, no solo, folhas mortas, madeira, cascas de árvore, pinhas, estrume , troncos de árvores vivas, musgo.

Qual a melhor época para colher cogumelos?

     Os cogumelos surgem principalmente após as chuvadas, em todas as estações do ano, em especial no Outono.

     A frutificação decorre quando há humidade suficiente e as temperaturas são amenas. Em épocas do ano em que existe um acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada, apenas algumas espécies mais resistentes, como o caso das poliporáceas, continuam a a produzir cogumelos.

O que são cogumelos?

     Os cogumelos pertencem ao Reino dos Fungos e representam as frutificações de grupos pertencentes às divisões Ascomycota e Basidiomycota. A principal função dos cogumelos é promover a reprodução sexuada da espécie. É nos cogumelos que se dá a produção massiva de milhões de esporos. Só chamamos cogumelos às estruturas produtoras de esporos que conseguimos ver claramente, ou seja, que têm mais de 1 mm.

     O número total de espécies no planeta não é conhecido, mas estima-se que possam existir mais de 140.000 cogumelos diferentes.

Como são constituídos os cogumelos?

      Existe uma enorme diversidade de formas, cores, cheiros e sabores de cogumelos, micélios e esporos, bem como variadas estratégias ecológicas Os cogumelos mais conhecidos apresentam-se constituídos por chapéu e pé.

     Sempre que vemos um cogumelo, estamos a ver apenas uma pequena parte do fungo que o sustenta. A parte restante estende-se sob a forma duma rede invisível de filamentosos muito finos, as hifas, que cresce no substrato onde o cogumelo se encontra (ex.: solo, folhas mortas, madeira, cascas de árvore, pinhas, estrume…). 

Subdivisão filamentosa do Reino Fungi:

     Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes.

Ascomycetes (ascomicetos): assim chamados em razão do processo de reprodução sexuada formando sacos, conhecidos cientificamente como ascos (daí a origem do nome), que posteriormente se transformam em esporos.

Phycomycetes (ficomicetos): são os fungos mais simples, semelhantes a uma alga, contendo esporos dotados de flagelos.

Basidiomycetes (basidiomicetes): formam estruturas reprodutivas denominadas basídios, cuja base encontra-se fixa ao corpo de frutificação (eixo de sustentação), ficando com extremidades livres formando os basidiósporos, estrutura que aloja os esporos (exemplo: cogumelos).

Deuteromycetes (deuteromicetes): ou fungos imperfeitos, com estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida, sendo a grande maioria parasita causadores de doenças.

Leveduras:

     As leveduras são fungos unicelulares. O talo pode ser filamentoso ou unicelular, podendo haver alternância entre essas fases. As leveduras não fazem fotossíntese  e não formam um grupo taxonômico. Existem cerca de 600 espécies descritas, agrupadas em 80 gêneros, sendo a grande maioria de ascomicetos.


Reprodução das leveduras:

   As leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento ou por cissiparidade.
No brotamento, surgem protuberâncias no talo da célula-mãe, que darão origem a novas células.
   A reprodução por cissiparidade é semelhante à das bactérias. Algumas leveduras formam esporos como blastóporos e artrósporos.
   As células haplóides das leveduras podem servir como gametas e de fundirem, originando um zigoto diplóide, chamado asco, que produz quatros ascósporos haplóides por meiose.


Utilização das leveduras:
  
     Saccharomyces cerevisiae, S. ellipsoideus e S. calbergensis, são agentes normais da fermentação alcoólica utilizada na fabricação de vinhos, cervejas e fermentos.
Zygosaccharomyces, tem capacidade de se desenvolverem em líquidos com alta concentração de açúcar. E por isso, responsáveis pela deterioração de mel, melaço e xaropes.
Schizosaccharomyces, muito comum na superfícies de frutos, no solo, no bagaço e em substratos.
     Picchia, Hansenula e Debaryomyces responsáveis pela formação de filme na superfície de líquidos de origem vegetal, ácidos. Endomyces vernalis , utilizável na síntese de produtos graxos. Endomyces fiberliger, levedura capaz de produzir amilase.

Vida, alimentação e doenças provocadas:

    As leveduras vivem em locais com presença de matéria orgânica ou como parasitas em outros seres vivos. Podem, inclusive, parasitar os seres humanos, provocando doenças. A levedura Cândida Albicans é a levedura parasita mais conhecida do ser humano, pois provoca uma doença chamada candidíase que afeta, principalmente, os órgãos genitais femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário