terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aparelhagem geral em laboratórios de bioquímica

As atividades de laboratório exigem da parte do aprendiz não só um conhecimento das peças e aparelhos utilizados, como também o emprego correto de cada uma delas. Portanto, antes de mais nada, é necessário que observem o nome de cada uma das peças, memorizem a sua forma e conheçam a utilizade de cada uma:


Balão de fundo chato



Empregado para aquecer líquidos ou soluções ou ainda fazer reações com desprendimento gasoso.

Balão Volumétrico


O tamannho deve ser escolhido tendo em vista o colume de líquido que irá conter. É calibrado para conter quantidades exatas de líquidos. Fornece medida de columes com grande precisão. Utilizado no preparo e diluição de soluções.


Bureta


Embora as buretas meçam volumes com boa precisção, estas são utilizadas expecialmente nas analises volumétricas, pois tem fácil manuseio de dosagem.

Erlenmeyer


Utilizado nas análises volumétricas (titulação), no aquecimento de líquidos, e para dissolver substâncias e realizar algumas reações entre soluções.

Pipetas


São aparelhos de medidas mais precisas, podendo ser graduadas ou volumétricas. As pipetas graduadas podem ser utilizadas para trabalhos que requerem a medida de vários volumes. As pipetas volumétricas ou de bulbo medem volume fixo, estas apresentam um traço de aferição na parte superior.

Proveta ou cilindro graduado


Recipiente de vidro ou de plástrico utilizado para medidas aproximadas. Serve para medir volumes de líquidos quando não se requer muita precisão.

Béquer


Utilizado para dissolver substâncias, realizar algumas reações de precipitação, na transferência de líquidos e no aquecimento de líquidos a temperaturas não muito elevadas (não deve ser aquecido diretamente na chama, entre a chama e o béquer deve ser interposta uma tela metálica com amianto).

Tubo de ensaio


Empregado para fazer reações em pequena escala, especialmente em testes de reações, normalmente de natureza qualitativa. Pode ser auquecido com cuidado diretamente sobre a chama do bico de Bunsen.

Bico de Bunsen


Fonte de aquecimento usada em laboratório. A maioria utiliza combustão dos gases propano e butano. A temperatura da chama varia de acordo com a natureza do gás utilizado.


Suporte universal, mufa ou garra


Utilizado em várias operações para sustentação de peças

Tripé de ferro


Sustentáculo para efetuar aquecimentos, É usado com a tela de amianto.

Tela de amianto


Suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de Bunsen.

Estante para tubos de ensaio


É basicamente um suporte para os tubos de ensaio

Pinça de Madeira


Usadas para prender (segurar) tubos de ensaio durante o aquecimento.

Vidro de relógio


Peça de vidro de forma côncava, é usado em análises para evaporações de líquidos, pesagem de substâncias, cobrir béqueres, etc.

Triângulo de porcelana


Suporte para cadinhos de porcelana quando usados diretamente na chama do bico de Bunsen

Pinça metálica


Usada para manipular objetos aquecidos. É também utilizada para impedir ou reduzir fluxo de líquidos ou gases através de tubos flexíveis.

Pissete, Piceta ou frasco lavador


Usado para lavagem de materiais ou recipientes através de jatos de água, aálcool ou outros solventes.

Condensador


Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar os vapores do líquido.

Funis:

-Funil comun
São aparelhosde vidro ou de plástico utilizados na filtração comum, na transferência de líquidos.

-Funil de Buchner e KItassato
O funil de Buchner é usado na filtração a vácuo, devendo estar acoplado a um Kitassato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário